quinta-feira, 1 de maio de 2014

Presidente do Município escuta as preocupações dos moradores em Catandica

Por: John Chekwa
presidente Maibeque no Bairro Josina Machel
O presidente do Conselho Municipal da Vila de Catandica, no distrito de Barue, na província de Manica, Tomé Alfandega Maibeque visitou na manha desta quarta-feira (30) o bairro Josina Machel a fim de ter o contacto directo com a população moradora.
Como habitualmente o presidente Maibeque pediu os moradores para que falasse das suas inquietações quotidianas naquele bairro.

Por sua vez, os moradores apresentaram problemas de falta de bombas de água, mau uso de talhões, a demora de desembolso de fundo de desenvolvimento vulgo “7 milhões “ para os projectos aprovados neste ano, 2014, mau funcionamento da polícia municipal e problemas de degradação de vias de acesso.

De acordo com os depoimentos populares os membros da polícia municipal estão a cometer praticas ilícitas de cobranças e perseguição até nos caminhos escondidos para as machambas.

“Quem é ladrão polícia escondido ou cidadão a caminho para sua machamba?” questionou um dos cidadãos no encontro do presidente Maibeque.

O líder Comunitário daquela zona, Vasco Tenesse também criticou este comportamento da policia municipal de cobrar os cidadãos os valores monetários.
líder comunitário Tenesse
Em relação ao mau uso de talhões os moradores dizem ao presidente que naquele bairro existem terrenos de propriedade desconhecidos que já foram tornados em machambas.
O líder comunitário, Vasco Tenesse também queixou – se de falta de consideração e respeito com polícia comunitário por parte da PRM local. Tenesse acrescentou que muitos bairros da autarquia já não possuem polícia comunitário devido a falta de consideração com os mesmos. 

Ainda neste encontro os moradores convidaram o edil de Catandica para visitar e ver de perto um sítio com problema grave de uma erosão que já dividiu aquele bairro em duas povoações.
Maibeque aceita convite
vala causada pelas chuvas
De acordo com os moradores há maior probabilidade de ocorrer acidentes na vala criada pelas chuvas. De salientar que esta vala é de mais de 5 metros de profundidade também é difícil transitar.

Em resposta às preocupações apresentadas o presidente Maibeque diz que o Conselho Municipal já iniciou com as actividades urbanas de manutenção de vias de acesso e tudo o que está no plano será feito. Maibeque prometeu ainda tomar medidas para os polícias corruptos e pede igualmente aos munícipes para sempre denunciar este tipo de casos rumo ao desenvolvimento.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...