domingo, 4 de maio de 2014

Idoso empreendedor pede apoio de Internet para ampliar o seu negócio em Báruè

Isaac Nyamano - Artesanato
Por: John Chekwa

Isaac Nyamano de 60 anos de idade, pai de 6 filhos, artesanato de madeira, residente em Chindengue localidade de Inhazónia no distrito de Báruè na província de Manica é um exemplo a seguir na luta contra pobreza absoluta. O artesanato Nyamano diz a nossa reportagem que no seu dia-a-dia enfrenta problemas de falta de clientes para comprar os seus produtos.

“A maior parte dos meus clientes são visitantes estrangeiros de América, Indonésia, Suazilândia” entre outros países, avançou o nosso interlocutor.
De acordo com Nyamano uso de internet é único meio muito rápido para vender os seus produtos. 

Mensalmente Nyamano consegue produzir uma receita de dez mil meticais e trabalha diariamente com apoio do seu filho.

Questionado pela Rádio Comunitária Catandica como é que iniciou esta actividade disse que primeiro foi ensinado em 1972 pelos brancos britânicos na República de Rodésia, hoje Zimbabwe. Já a partir de 1982 começou a trabalhar sozinho até hoje fabricando produtos em tamanhos diversos.

Nyamano disse ainda que em 2009, recebeu apoio financeiro no valor de 40 mil meticais do governo distrital de Báruè, através de Fundo de Desenvolvimento Distrital vulgo “7 milhões’ para reforçar as suas actividades.

A nossa reportagem viu um dos seus melhores produtos que fala sobre a história do caçador africano. Trata-se de caçador que foi batalhado pelo elefante nas matas com as armas brancas nas suas mãos.
Caçador batalhado pelo elefante nas matas
Perguntado o tipo dos produtos que está registarem muita saída, respondeu que são as pecas históricas. “Estas têm movimento mais levam muito tempo na preparação ( 2 a 3 semanas) para estarem prontos.

Na sua actividade Nyamano usa as matérias locais tais como madeira chamada “mumbira para fabricar os seus produtos.”


Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...