sábado, 25 de maio de 2013

Báruè projecta recensear mais de 74 mil eleitores


Por: JOHN CHEKWA

O distrito de Báruè na província de Manica espera – se recensear 74 845 eleitores. Trata – se de registo de recenseamento eleitoral que iniciou hoje (25) na Vila sede do distrito em apenas 4 postos dos 41 instalados.
Segundo o Director do STAE em Báruè, Simão Xavier Maduco, o processo vai decorrer em todo distrito e neste momento está sendo organizado para distribuir o material de registo em todos postos administrativos.
A nossa equipa de reportagem visitou todos 4 postos na Vila de Catandica  e viu grande fluxo dos jovens, mulheres e homens esperando para serem registados. Os entrevistados disseram a nossa equipa de reportagem que o processo estava andar muito bem e outros apontar que havia  dificuldades de falta de domínio de equipamento informática pelos brigadistas. Outro problema foi de registo de informação biográfica dos eleitores portadores de Bilhetes de Identidades(Bis) com prazo permanente (vitalício). De facto, o computador estava recusar processar estes dados, visto que estes computadores estão programados para aceitar documentos com prazo de apenas 5 anos. Também os que tinha cédula pessoal a data de emissão estava também complicar o sistema. Como saída os brigadistas foram instruídos para substituir a data de emissão que estava no documento do eleitor (cédula pessoal) para ser de hoje (25 de Mio de 2013). Durante este processo neste primeiro dia os que não tinham documentos de identificação foram devolvidos para trazer testemunhas.

O edil do município de Catandica, Eusébio Lambo Gondiwa  também exerceu o seu direito e apelou aos munícipes para afluir em massa neste processo de recenseamento que vai decorrer ate no dia 23 de Junho de 2013. No total são 66 brigadistas capacitados para este processo.
Em Báruè todos 4 postos iniciaram com os trabalhos pelas 8 horas. Os munícipes entrevistados valorizam este processo de recenseamento dizendo que e muito importante para cada um registar para  votar bem  quando chegar a hora.

   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...