segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

UNESCO ESCOLHA NEPAL EM ASIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS


Iniciou na Segunda -feira, 6 de Dezembro de 2010 um trabalho de troca de experiência entre os Centros Multimédia Comunitários e Rádios Comunitárias s (CMCs e RCs ) de Moçambique em Nepal. Esta visita está sendo promovido pela UNESCO no âmbito de projecto de fortalecimento do poder local através de acesso a informação e comunicação, um projecto financiado pela Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento (SIDA )
Segundo o oficial de Programa no sector de Comunicação e informação da UNESCO, Dr Ananias Chomola, optou - se por visitar Nepal por causa das suas experiências no seguintes pontos: A Sustentabilidade dos CMCs, Instalação dos CMCs e RCs ao custo relativamente baixo e a participação activa da comunidade na gestão destes, entre outros.
Nepal é um país pobre situado no continente Asiático, limitado a norte e leste pela China, sul e oeste pela Índia. A sua capital é Kathmandu, também é neste país onde situa-se monte Everest, o pico mais alto do mundo com 8 848 metros.
Neste 1° dia a equipa de Moçambique composto por Coordenadora de programa CMC no Ministério da Ciência e Tecnologia, Dra Carla Moiana, Representante da UNSESCO, Ananias Chomola, , chefe Departamento Central das Rádios e Televisão Comunitária do ICS (RTVC), Franscicso Xaviel Baptista e Coordenador do CMC de Catandica, John Chekwa encontrou muitas coisas de interesse tais como o maior número de motorizadas em circulação na estrada principal da cidade capital do que o número dos carros que estava também em circulação. Esta equipa ficou feliz com o custo da vida que tem a ver com os preços baratos dos produtos da 1ª necessidade.
Chomola disse a nossa reportagem que a equipa espera-se de colher uma experiência dotada “boas praticas’’ para compartilhar as mesmas com os outros CMCs e RC de Mocambique.
Está troca termina na próxima semana dia 12 de Novembro de 2010. O representante do FORCOM, Dário Anselmo está neste momento deslocar à Nepal para fazer parte da equipa.
Hoje , dia 6 de Dezembro de 2010 na cidade capital de Nepal a temperatura mínima a é 3° C
FOTOS EM NEPAL: http://baruemozambique.blogspot.com/

terça-feira, 30 de novembro de 2010

CAICC APOIA O CMC DE CATANDICA COM MATERIAL INFORMÁTICO



O CMC de Catandica recebeu na quarta-feira, 24 de Novembro de 2010 material informático doado pelo Centro de Apoio à informação e Comunicação Comunitária (CAICC).
Trata-se de diversas percas informáticas composto por Maquina Câmara Digital, gravador também Digital, Web camera, flash drive, DVD drive external, speakers, modem de net móvel, UPS para o reforço e melhoramente de trabalho deste centro, para o bem público. CAICC tem como visão melhorar e permitir acesso e uso universal de tecnologias de Informação e comunicação (TIC) como ferramenta básica do cidadão ao nível dos distritos.
Segundo o coordenador do Projecto CAICC, Leonal Macuacua este apoio e resultado da visita de acompanhamento feita pelo CAICC nos CMCs das províncias do país, que tinha como objectivo ver de perto as potencialidades e fraquezas dos mesmos.
Note que esta visita foi realizada no mês de Novembro de 2009 por uma equipa do CAICC liderado por Dr. Neves Domingos. Durante esta visita a equipa fez manutenção dos equipamentos, acompanhou as actividades do CMC, guiou os colaboradores e reconheceu as realizações, as dificuldades e a falta de material informático no caso de CMC de Catandica.
Por seu turno o Coordenador de CMC de Catandica apela aos utentes para o bom uso de referido material.
CAICC é um dos parceiros activos do CMC de Catandica no âmbito de desenvolvimento do país. Segundo John Chekwa na semana passada CMC de Catandica recebeu também diversos manuais educativos, constituição da República de Moçambique, Lei da imprensa e DVD com Website do CAICC offline.
Num contacto telefónico sobre o assunto o Presidente de Comité de Gestão do CMC de Catandica, António Tomé não escondeu a sua satisfação e o mesmo sentimento foi demostrado pelo Administrador deste Distrito, Joaquim Zefanias, tendo estes encorajando a direcção deste centro a se empenhar cada vez mais na angariação de mais instrumentos para responder as necessidades das comunidades e desejaram também parabéns ao CMC de Catandica visto que este apoio é o progresso rumo ao desenvolvimento do distrito

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O administrador de Báruè justifica o atraso de entrega dos 7 milhões

Por: John Chekwa

17/11/2010

Segundo o administrador do distrito de Báruè, Joaquim Zefanias o atraso de pagamento dos valores de fundo de desenvolvimento é devido a falta de legalização de documentação tais Bilhete de Identidade, abertura de conta bancaria e NUIT por parte dos beneficiarios.


O processo actual já não é por via cheque mas sim via conta bancaria isto tambem está contribuir o traso desta entrega.

Esta quarta-feira, dia 17 de novembro de 2010, o governo escalou a localidade de Nhassacara no posto administrativo de Nhampassa onde fez a entrega deste fundo a 40 beneficiarios para igual numero de projectos virados nas areas agricultura e comercio.

Alguns beneficiarios entrevistado pela nossa reportagem mostraram- se satisfeito apesar de atrazo na recepção dos valores, até que alguns disseram que haverá desvio de aplicação por examplo no projecto de agricultura para comercio.

Note que dos 227 projectos aprovados no dia 4 de Maio de 2010 pelo conselho consultivo distrital (CCD), o governo já comecou com o processo de entrega formal de fundos de desenvolvimento, vulgo 7 milhões a partir deste mês de Novembro de 2010.

RADIO CATANDICA CAPACITA JORNALISTAS CORRESPONDENTES


Iniciou nesta quinta-feira, dia 18 de Novembro de 2010, um seminário de formação de 10 jornalistas correspondentes voluntários nas instalações do Complexo Mbuya Lena, Vila de Catandica, a decorrer durante 5 dias.

Trata-se de uma capacitação financiada pelo Mecanismo de Apoio a sociedade Civil (MASC) no âmbito de projecto de boa governação.

No acto de abertura, O Coordenador do CMC – Rádio Catandica, John Chekwa, disse na sua intervenção que é a nossa missão contribuir para acelerar o desenvolvimento rural e melhorar a vida das populações por via da introdução de técnicas e serviços baseados em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

O presidente de comité de gestão de CMC de Catandica, António Tome, valoriza o papel da Rádio local.

O presidente do Conselho Municipal da Vila de Catandica, Eusébio Lambo Gondiwa, procedeu abertura de seminário de formação de jornalista correspondentes, tendo antes referido que gostou a iniciativa de alargar a rede de cobertura nos povoados, localidades e postos administrativo do distrito.

Ainda no seu discurso de abertura Gondiwa, encorajou os formandos para tomar a serio aquisição das competências básicas de jornalismo.

Neste primeiro dia os formandos mostraram capacidades ao corresponder nos assuntos tratados.

Por seu turno o Formador, Simão Xavier Maduco ficou satisfeito com a participação dos formandos no 1° dia e disse que o objectivo desta formação é dotar os correspondentes em conhecimentos básicos do jornalismo.

O membro de comité de gestão do Centro Multimédia Comunitário de Catandica, Henriques Culhanão que também participou na cerimónia de abertura gostou a iniciativa da rádio ter correspondentes nas localidades e postos administrativos e apelou os formandos para aplicar devidamente os conhecimentos que estão sendo adquiridos.

sábado, 13 de novembro de 2010

A população reclama sobre o mau atendimento na PIC de Báruè


No âmbito de monitoria a boa governação - MASC


13 de Novembro de 2010
A população da Báruè residentes na Vila de Catandica reclamam sobre o mau atendimento do Comando Distrital da PRM, mas concretamente na Policia de Investigação Criminal (PIC).
Após a neutralização de dois malfeitores que espancaram mortalmente o jovem de nome Charles Mateus Nhamaleze de 19 anos de idade no dia 6 de Outubro de 2010 e foi descoberto no dia 31 de mesmo mês. Abriu- se um processo criminal já há uma semana segundo a mãe do malogrado, Teresa Felix, a PIC de Báruè continua adiar a divulgação do andamento do processo até chegar a fase de informar esta família que o processo desapareceu.
A dona Teresa Felex visitou a Procuradoria da República de Moçambique em Báruè onde ficou informada que o processo já está na PIC desde o dia 02 de Novembro de 2010.
A família ficou preocupada com as respostas da PIC e visitou a Rádio Comunitária Catandica (local) para acompanhamento do caso.
Na tentativa de ouvir de perto o cenário, a RCC contactou ao Comandante Distrital Graça Tiane Rogeiro o qual disse que estava para sair, mas nem com isso, negou marcar o dia para fazer uma conversa de trabalho com a imprensa.
Isto fez com que a imprensa contactasse o Dirigente máximo do Distrito de Báruè, Joaquim Zefanias para ouvir que tipo de atendimento que o Governo espera no sectores públicos.
Na sua resposta o Administrador disse que o Governo espera se bom atendimento virado ao povo, que reponde as necessidades do dia a dia da população, nos todos sectores públicos. Ainda o jornalista apresentou o caso de mão atendimento na PIC, tendo o dirigente ficando preocupado pela esta grave situação e prometeu investigar para ouvir de perto.
Na mesma situação de mau atendimento, o presidente do Policiamento Comunitário, Dique Daimone Dique do 7 de Abril frisou que não consideração do policiamento comunitário por parte do Comando Distrital da PRM em Báruè. Continuando, Dique o Major da Reserva, referiu que os trabalhos da PRM já não andam bem comparativamente com a era do comandante Domingos.
Finamente Dique Daimone Dique concluiu que são estes factos que a população faça justiça pelas suas próprias mãos o que não é bom.

Centro Multimédia Comunitária de Catandica recebe uma visita de avaliação do projecto CMC-UNESCO


8 de Novembro de 2010
No âmbito de avaliação do projecto dos medias, o Centro Multimédia Comunitária de Catandica (CMC), recebeu uma visitita tripartida no dia 8 de Novembro de 2010, composta por representantes da UNESCO, Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Doador do Governo da Suécia.
Segundo Ananias Chomola, oficial de Programa de Comunicação da UNESCO, o objectivo da visita é fazer uma monitoria de avaliação do Projecto CMC que já esta a terminar, fazendo um levantamento das actividades realizadas.
Paulo’s Barida, oficial de programas da Embaixada da Suécia referiu que pretende conhecer a realidade dos CMCs e os seus desafios.
Por seu turno Carla Moiana, a coordenadora nacional dos CMCs em Moçambique outro objectivos recolher as boas práticas do CMC para replicar nos outros. Também pretendiam avaliar o grau de cumprimentos das actividades desde o inicio do projecto nos CMCs

Moiana disse que o MCT tem como plano instalar mais 45 novos CMCs até 2014 e os fundos já estão disponíveis no Banco Mundial e financiado pelo Governo da Finlândia. A fonte ainda disse que neste ano do 2010 o Ministério de Ciência e Tecnologia de Moçambique já iniciou com a instalação de 4 CMCs como piloto na testagem de novo modelo. Também o MCT tem como plano capacitar os colaboradores dos CMCs no âmbito de jornalismo, locução, gestão entre outros para melhorar prestação de serviços ao cidadão e a sustentabilidade do próprio CMC.
A Coordenadora ficou impressionada com os trabalhos que estão sendo feitos pelo CMC de Catandica na busca de Parceiros de Desenvolvimento através do projectos para o sustentabilidade.
O oficial de Comunicação da UNESCO deixou apelo para os colaboradores do CMC de Catandica continuarem com o espírito de voluntarismo para o desenvolvimento do país. Chomola reconheceu a falta de equipamento de estúdio da Rádio Catandica comparativamente com os outros CMCs, tendo prometido a intervenção da UNESCO antes de fecho do projecto.

Neste trabalho de avaliação do CMC de Catandica, houve conversas e entrevistas com todas entidades envolvidas na implementação dos trabalhos do dia - a - dia do CMC, entre jornalistas, locutores, direcção e comité de gestão.
A brigada deixou como recomendações para o CMC de Catandica, fazer uma assembleia geral mais cedo possível para a selecção de novo presidente do Comité de Gestão que deve ser um empresário local interessado no desenvolvimento do CMC e da Comunidade. A Coordenadora Moiana acrescentou que os membros devem contar com representantes do governo nas áreas de saúde, educação e agricultura para o desenvolvimento da comunidade. Os líderes comunitárias, empresários locais, ONGs, associação e Representante do CMC também devem fazer parte deste comité. Carla Moiana acrescentou que o CMC deve fazer encontros mensais, coordenar com os governos locais, fazer balanço das receitas internas junto com os voluntários para garantir a transparência e incentivar os voluntários. A brigada deixou o CMC de Catandica para CMC de Dondo em Sofala, CMC da Ilha de Moçambique e Monapo.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

TRIBUNAL JULGA FUNCIONARIOS DE EDUCAÇÃO

Caso de 53 professores que entram ilegalmente em Manica

22 de Outubro de 2010

O caso de admissão de 53 professores que entraram ilegalmente na Província de Manica, distrito de Barue em finais de 2008 já começa a ser julgado. O tribunal Distrital de Barue solicitou 3 funcionários de Serviço Distrital de Educação para prestar declarações sobre este caso. Destes foram ouvidos os cidadãos Virgílio Marguenha o ex chefe de Recursos Humanos como réu e o mesmo esta sendo acusado de falsificação de documentos sobretudo a lista de 17 professores apurados no concurso publico. O réu Marguenha desmente estas acusações dizendo que trabalhava numa escuridão e o técnico Agostinho que esta sempre enfrente do caso. O ex Técnico Agostinho do sector de RH é acusado de burlar alunos do distrito de Guro no valor de 36 mil meticais onde mentiu que iria arranjar vagas no instituto de formão de Professores de Chibata. O réu Agostinho fez este jogo com o colega de profissão afecto em Guro que responde por Bartolomeu. Para além deste caso, Agostinho é acusado igualmente no caso de admissão de 53 professores ilegalmente na educação e falsificação de categorizaria docente de N4 e mudava para Docente N3.
Os professores admitidos trabalharam mais de 6 meses sem salários. Agostinho desmentiu todos casos perante o Juiz e disse que são casos estranhos para ele. O ex técnico Agostinho ainda disse ao Tribunal que tem azar porque os actores deste caso estão fora e ele esta sofrer na cadeia. Por seu turno o Juiz disse que sempre na vida as pessoas quando comitem crimes dão culpa ao azar. Dentre os acusados tem o Deputado da Assembleia Provincial da bancada da FRELIMO, João Manuel que também foi ouvido como declarante e vai ser julgado como réu pelo Tribunal Provincial de Manica. João Manuel é acusado de ser autor deste caso onde obrigou o júri para trocar ou alterar a lista aprovado pelo júri nomeado neste concurso de apuramento com motivo de colocar os seus colegas membros de Partido no poder. Segundo os declarantes Manuel trouxe uma lista que tinham 22 camaradas que nem participaram no concurso de 2008. O presidente de Júri, Doutor Sindique homem ‘’serio’’ negou assinar ou mudar a lista dos apurados e abandonou este processo na sala de juri. Também foi revelado que Manuel obrigou o Vice Presidente António Tome para assinar a nova lista. António Tome é neste momento Director de Serviço Distrital de Educação juventude e tecnologia de Barue. António ouvido pelo tribunal como declarante aceitou assinar a referida lista falsa porque não tinha como negar ordens do seu chefe. Por seu turno o Juiz disse que se o chefe obriga fazer actos ilegais sempre diga a ele que sim posso fazer mas peco este pedido por escrito.
O julgamento do dia 20 de Outubro começou as 8h e terminou as 17:30min e com intervalo de 5 minutos. Este caso continua ate no dia 9 de Novembro deste ano. O Juiz Massingue esta mostrar a sua capacidade profissional e o julgamento esta sendo tratado duma maneira muito cauteloso e organizado permitindo aos acusados e declarantes falar tudo aquilo que aconteceu. Entre os julgados João Jongue ex chefe de verificação do partido no poder em Barue declarou que o Partido Frelimo não fez a lista mas foi individual que utilizou capa. Jongue acrescentou que a lista não era oficial ate na mesma noite foi chamado pelo chefe de serviço de educação para ver esta lista de 22 camaradas que estava manuscrito sem timbre do Partido mas com carimbo atrás. Por seu turno o Deputado Manuel desmente que não havia nenhuma lista e o processo decorreu sem sobre saltos. Note que este caso causou grandes mexidas no sector de educação onde o ex director distrital foi transferido, o chefe de recursos humanos Virgílio Marguenha expulso e o técnico Agostinho encontra-se na cadeia distrital desde Março 2010

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

TERMINIOU COM SUCESSOS A FORMAÇÃO DE GESTORES DAS ORGANIZAÇÕES CIVÍS EM FINANÇAS BÁSICAS, ORGANIZADA PELO MASC.

15 de Outubro de 2010
Por : John Chekwa

Terminou com sucessos a formação de Gestores das Organizações da Sociedade Civil( OSC) que teve a duração de 4 dias, na Cidade de Nampula-Pensão Copa-Cabana, a partir do dia 12 de Outubro de 2010.
Trata-se de uma formação em finanças Básicas promovida pelo Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil ( MASC), com finalidades de partilhar conhecimentos e capacidades técnicas em Finanças Básicas para garantir um sistema transparente na gestão financeira.
A formação contou com a participação de 24 membros das OSCs provenientes de 5 Províncias, nomeadamente Manica, Sofala, Niassa, Zambézia e Nampula.
Os Participantes avaliaram positivamente o evento e alguns disseram à nossa reportagem que o curso foi bastante produtivo, uma vez que abriu o caminho certo sobre o sistema de gestão financeira.
Durante este processo de formação, os facilitadores demonstraram as suas capacidades administrativas. De salientar que os trabalhos foram classificados por muitas práticas do que teorias- o que ajudou bastantemente para uma melhor assimilação da matéria.
Numa avaliação final dos trabalhos, os participantes agradeceram a iniciativa do MASC em unir as OSCs que já têm mais experiências na implementação dos seus programas, tais como MISA-Moçambique, IBIS, Power International, Concern Universal, ANDA e a Rádio Comunitária de Catandica que pela primeira vez recebe apoio técnico e financeiro do MASC .
Esta formação contou com a moderação de 3 facilitadores (funcionários do MASC): Elsa da Costa, Elias Ainadine e Natércia dos Santos.
Por seu turno, Elsa da Costa avaliou positivamente a participação construtiva dos formandos e confessou que não esperava o bom dinamismo dos participantes.
Recorde-se que MASC continua a apoiar as várias OSCs que prestam contas na área de Monitoria à Boa Governação para o desenvolvimento do País.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

PACIENTES SATISFEITOS COM O ATENDIMENTO PUBLICO NO CENTRO DE SAUDE DE NHAMPASSA




Os doentes assistidos no centro de saude de posto administrativo de Nhampassa neste distrito, mostraram –se satisfeitos com atendimento publico dos funcionarios da Saude afectos na quela Zona.
Eugenia Romeu chefe deste centro de saude disse a nossa reportagem serem obrigação de funcionario publico atender bem os utentes de serviço imediatamente.

Por seu turno, o chefe do Posto adminsitrativo de Nhampassa, Tomas Janota Macanga tambem mostrou satisfacao em ouvir a populacao a parabenizar o bom desempenho dos funcionarios de saude na sua area de jurisdição.

Num outro desenvolvimento Tomas Janota reconheceu a grande tarrefa da Rádio Catandica na busca, tratamento e divulgacao das informações para o bem estar dos cidadaos rumo ao desenvolvimento.

Note que Nhampassa tem cerca de 32 mil habitantes e conta com 3 centros de saúde nomeadamente Nhassacara, cruzamento de Macossa e Nhampassa-sede.

E como não basta-se, neste momento as autoridades governamentais locais levam a cabo o travbalho de sencibilização nas comunidades para a necessidade de se instalar postos de socorro nas zonas do interior.

No Centro de saúde de Nhampassa são atendidos mensalmente mais de mil doentes e frequentemente regista-se as doenças tais como a malária e diarreias.

CRISE DE ÁGUA AFECTA CERCA DE 3000 HABITANTES DE CHINDENGUE, LOCALIDADE DE INHAZONIA EM


Cerca de 3000 habitantes residents em Chindengue enfrentam a crise de água potável desde o tempo colonial. A população contactada a nossa reportagem disse que naquela zona só existem duas fontenárias, destas, uma encontra-se avariada e a outra é que funciona com deficiências.
O Secretário desta zona disse que a situação é preocupante e pede a intervensão do Governo para instalar mais furos de água de modo a responder a demanda da polulação.

O chefe da Localidade de Inhazónia- Lino Fombe Cofe confirmou a crise da água potável em Chindengue e garantiu que o Governo tem como plano contemplar Chindengue na lista de abertura de furos para próximo ano 2011.
Numa conversa de trabalho, o Administrador Distrital Joaquim Zefanias disse que para o presente ano serão abertos 15 furos de água potável nas zonas que nunca tinham esse benefício.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ESTUDANTE HOLANDÊS APOIA A RÁDIO COMUNITÁRIA CATANDICA COM MEIO DE TRANSPORTE


André Van Dokkum estudante Holandês de PhD, morador em Singapura ofereceu uma Motorizada de marca LIFAN à Rádio Comunitária Catandica após a conclusão dos seus trabalhos de pesquisas durante 10 meses em Báruè (Dezembro de 2009 – Setembro 2010)

Andrew disse ofereceu uma Motorizada à Rádio porque está satisfeito com o trabalho da Direcção da Rádio na área de comunicação, monitória da boa governação e pela situação de falta de meio de tranporte para que a cobertura de notícias seja mais abrangente nos diversos pontos do Distrito Báruè.

Membro do Comité de Gestão da Rádio- Ilda Pegacho apelou aos membros da Rádio para conservarem este meio. Também UNESCO no més de Maio deste ano apoiou a mesma rádio com uma bicicleta a motor. O Director do Mecanismo de Apoio a Sociedade Civil (MASC) João Pereira promete apoiar a rádio Catandica com 10 bicicletas na facilitação de deslocações nos trabalhos jornalísticos.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

OS CAMPONESES MEMBROS DA UDACB PREOCUPADOS PARA RECUPERAÇÃO DA SUA VIATURA E NÃO PROCESSO CRIMINAL


Por: John Chekwa

17 de Setembro de 2010

O antigo Presidente da União Distrital de Associação dos Camponeses de Barue, Jone Catique disse que o processo crime levantado pelo Director do Serviço Distrital de Actividades Economicas de Báruè (SDAE), Zacarias Muzaja, contra eles e a radio Comunitária Catandica não tem cabimento.

Jone Catique acrescentou que esta manobra é injustica para os camponeses.

Os camponeses membros desta Uniao disem terem verdade da venda do carro a favor do director do SDAE, visto que a viatura em causa esta sofrendo modificações tais como novos pneus e fixaçao de barra de protecção na parte trazeira.

No outro desenvovimento Catique sublinhou que o comportamento do ex director da UDACB, Armando Julio Sarumento de venda ilegal dos bens da associacao não comecou hoje porque já vendou outro carro de marca Misthubishi de 4 toneladas.

Numa tentativa da RCC em contacto telefonico ao cidadao Sarumento para confirmação da venda de Misthubishi de 4 toneladas não foi possivel.

Com relação a divida ora contraida no governo do Sarumento os camponeses recusam alegando que este responsavél ia pessoalmente acobrar os camponeses os valores da venda de semente e foi pago.

Face a esta situação o administrador do disrito de Barue, Joaquim Zefanias disse que este caso não lhe compete tendo acrescentado que cabe ao tribunal prosseguir com a historia.

Joaquim Zefanias sublinhou que este conflito entre UDACB e SDAE compara-se ao problema entre pai e filho o que nao é aconselhavél.

No outro desenvovimento o N° 1 deste distrito aproveitando esta estação emissora solicita a direcção da UDACB para os ultimas negociações.

A terminar Joaquim Zefaniase apela aos camponeses membros da UDACB uma forte união visto que o governo esta preocupado para o desenvovimento deste distrito no combate a pobreza atráves das associações agricolas.

Por: John Chekwa

17 de Setembro de 2010

O antigo Presidente da União Distrital de Associação dos Camponeses de Barue, Jone Catique disse que o processo crime levantado pelo Director do Serviço Distrital de Actividades Economicas de Báruè (SDAE), Zacarias Muzaja, contra eles e a radio Comunitária Catandica não tem cabimento.

Jone Catique acrescentou que esta manobra é injustica para os camponeses.

Os camponeses membros desta Uniao disem terem verdade da venda do carro a favor do director do SDAE, visto que a viatura em causa esta sofrendo modificações tais como novos pneus e fixaçao de barra de protecção na parte trazeira.

No outro desenvovimento Catique sublinhou que o comportamento do ex director da UDACB, Armando Julio Sarumento de venda ilegal dos bens da associacao não comecou hoje porque já vendou outro carro de marca Misthubishi de 4 toneladas.

Numa tentativa da RCC em contacto telefonico ao cidadao Sarumento para confirmação da venda de Misthubishi de 4 toneladas não foi possivel.

Com relação a divida ora contraida no governo do Sarumento os camponeses recusam alegando que este responsavél ia pessoalmente acobrar os camponeses os valores da venda de semente e foi pago.

Face a esta situação o administrador do disrito de Barue, Joaquim Zefanias disse que este caso não lhe compete tendo acrescentado que cabe ao tribunal prosseguir com a historia.

Joaquim Zefanias sublinhou que este conflito entre UDACB e SDAE compara-se ao problema entre pai e filho o que nao é aconselhavél.

No outro desenvovimento o N° 1 deste distrito aproveitando esta estação emissora solicita a direcção da UDACB para os ultimas negociações.

A terminar Joaquim Zefaniase apela aos camponeses membros da UDACB uma forte união visto que o governo esta preocupado para o desenvovimento deste distrito no combate a pobreza atráves das associações agricolas.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O PROCURADOR DISTRITAL SENSIBILIZA CERCA DE MIL CRIANCAS EM IDADE ESCOLAR NA PROTEÇÃO CONTRA ABUSO SEXUAL


Por: John Chekwa

16 de Setembro de 2010

Cerca de 1000 alunos e 32 professores da Escola Primária Completa 1° de Maio na vila de Catandica, distrito de Báruè na província de Manica foram sensibilizados esta quarta-feira dia 15 de Setembro 2010 em matéria de abuso sexual de menores. Esta palestra foi moderada pelo Procurador distrital , deste distrito Rui Carlos.

Rui Carlos disse que esta actividade enquadra-se no âmbito de um trabalho conjunto entre a procuradoria geral da Republica e o ministério de educação e cultura para o combate de violação sexual das crianças, visto que este acto constituí crime que merece uma pena nos termos da Lei.

O procurador distrital de Báruè apela aos menores para não serem enganados com os adultos que aparecem com condutas negativas de mau comportamento onde alguns enganam as menores dando ofertas, dinheiro , promessa de casamento ( prematuros) com objectivo de fazer relações sexuais com as mesmas.

A nossa reportagem ouviu alguns menores presentes nesta palestra e pedem a continuidade deste trabalho.

Por seu turno o director da EPC 1° de Maio, Fundai Augusto Mahonhe avalia positivamente o trabalho do procurador distrital de Báruè.


O procurador distrital de Báruè, Rui Carlos apela aos pais e a sociedade em geral para protejer as criancas e denunciar os casos de violação das mesmas.

A terminar Rui Carlos sem precisar os números disse que os casos de violação sexual dos menores são frequentes neste distrito e neste decorre julgamento a nível de tribunal judicial local.

domingo, 12 de setembro de 2010

Alfabetizadores reclamam o atraso de pagamento de subsídios mensal


8 de Setembro 2010

Por: John Chekwa

No distrito de Báruè os alfabetizadores reclamam o atraso de pagamentos dos seus subsídios mensais para alem de revisão do mesmo visto que é magro e não corresponde com o elevado custo de vida. Eles lançaram esta reclamação ao governo deste distrito a margem das celebrações de 8 de Setembro dia internacional do alfabetizador.

No outro desenvolvimento os professores de meio palmo reclama ainda na sua mensagem insuficiência do material didáctico.

Agostinho Chemo, chefe de sector de alfabetização e educação de adulto em Báruè, disse a nossa reportagem que o não pagamento deste subsidio é devido a falta de técnico que processa as folhas a nível da província ora na cadeia.
Apesar deste atraso o trabalho de alfabetizadores vai bem e os alfabetizandos mostram –se satisfeitos pelo mesmo.

Face a estas reclamações o governante deste distrito, Joaquim Zefanias reconheceu e promete resolver este problema.

Segundo dados apresentados pelo o Director de Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia deste distrito, António Tome indicam que funciona 99 centros Alfabetização Educação dos Adultos, 3995 alfabetizandos assistidos por 130 alfabetizadores.

O DIA 08 de Setembro dia Internacional de Alfabetizacao Educação de Adulto comemorou –se no posto administrativo de Honde pela 1ª vez e com sub lema alfabetização para o emponderamento

terça-feira, 7 de setembro de 2010

O COMANDANTE DE POSTO POLICIAL DEVE DEVOLVER GADO BOVINO AO LEGÍTIMO DONO


trocar os serviços com os bens

23 de Agosto de 2010
Por: John Chekwa

Governo de Báruè, cumpre com a promessa deixada no dia 03 de Julho deste ano sobre o caso de cobranças ilícitas feitas pelo chefe de posto da policia da Republica de Moçambique Agostinho Jacalasse em Chôa que foi denunciado no comício popular orientado pelo Administrador distrital, Joaquim Zefanias .

Segundo a população, pesa sobre Agostinho Jacalaze, a cobrança ilícita de qualquer cidadão que comete ou envolve-se em qualquer caso, ele cobra multas de cabeça de gado bovino, entre outros para que os casos não sejam ouvidos ao nível do distrito. No dia 20 de Agosto deste ano, numa vista de trabalho no mesmo posto, o administrador distrital, Joaquim Zefanias disse que o cidadão Jacalasse reconhece este caso e deve devolver a cabeça de boi cobrada ao cidadão Feniasse Mumharu.

Numa conversa com a nossa reportagem, Jacalasse disse que não cobrou a este cidadão, mas sim foi uma tentativa de suborno onde o próprio cidadão fazia ao comandante para fechar o seu caso.

Segundo o Jacalaze a cabeça chegou de morrer sozinha e não recebeu-a para resolver este caso. Numa outra abordagem o chefe da policia disse que o cidadão não permitiu a policia entrar na sua machamba de droga (surruma
Entretanto, no dia 03 de Julho a nossa reportagem ouviu o cidadão Pakistone Nisbet Chimbera, guarda de bois do Comandante de posto que estava guardar 2 cabeças do mesmo e levou e vendeu.

Por seu turno, o administrador distrital, Joaquim Zefanias disse que o acusado deve devolver a cabeça de boi na terça-feira, desta semana e o governo ainda vai tomar medidas disciplinares sobre o acusado porque o trabalho dele não é de trocar os serviços com os bens, mas sim é de proteger a população.

Para terminar, a população de Chôa agradece as medidas tomadas pelo governo ao chefe de posto policial sobre os casos de corrupção.

CORRUPÇÃO EM BÁRUÈ COBRANÇA ILICITAS


"foi uma lição que nunca vou repetir na vida." disse o chefe de posto policial da República de Moçambique, Agostinho Jacalasse

VISITA DE TRABALHO EM CHOA - BÁRUÈ



imagem de semana

Via de acesso no posto administrativo de choa é uma pedra no sapato reconheceu o diregente do distrito de Báruè na sua visita de trabalho no dia 20 de Adosto 2010 neste posto

Administrdor de Barue em Manica, Joaquim Zefaniase gatinhar para chegar onde tem o seu povo

PROFESSORES PARALISARAM SEMINÁRIO DEVIDO A FALTA DE AJUDAS DE CUSTO

06 de Setembro 2010
Por: CAICC e Radio Catandica

Cerca de 24 professores provenientes das províncias de Sofala e Manica paralisaram um seminário que vinha decorrendo desde o dia 23 de Agosto na Escola Secundária Armando Emílio Guebuza em Catandica no distrito de Báruè, devido ao não pagamento de ajudas de custo.No dia 02 de Setembro 2010, depois de 10 dias e faltando apenas um dia desta para o encerramento da capacitação os professores pressionaram facilitadora para que esta fosse buscar ajudas de custo na cidade de Chimoio.Entretanto, em entrevista a Rádio Comunitária de Catandica, o director de Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia de Báruè, António Tome, disse que estar a fazer diligências de modo a ter solução do problema.De salientar que este seminário foi organizado no âmbito de programa Celeiro da Vida, financiado pela FAO, que alocou directamente os fundos para as autoridades da educação através de uma Carta de Acordo, o que significa que o pagamento a todos os envolvidos nesta formação, incluindo ajudas de custo, deveria ter sido paga pela Direcção Provincial de Educação de Manica.(x)

O Chefe de posto policial devolve o gado ao legítimo dono

corrupção no ministério de interior

06 de SETEMBRO 2010
Por: John Chekwa

Chefe de posto policial da Republica de Moçambique no posto Administrativo de Chôa, Agostinho Jacalasse cumpre com a orientação do Administrador deste distrito na devolução de gado bovino ao cidadão, Finiase Munharu no caso ligado cobranças ilícitas feitas por este chefe. Esta informação foi revelada pelo chefe do mesmo posto Administrativo, Henriques Quiraqu.

O Chefe deste Posto Administrativo disse que Jacalasse não é culpado mas sim a culpa e da própria população que corrompem os chefes.
Henriques Quiraqui, acrescentou que este é atitude da população de Chôa é porque tem medo da cadeia.

No outro desenvolvimento o chefe de posto pede ao governo para fazer palestras sobre a corrupção neste posto administrativo do Distrito.

O Chefe da policial de Chôa disse a rádio que para ele foi uma lição que nunca vai repetir na vida.

MASC APOIA COM 700 MIL METICAS A RADIO COMUNITÁRIA CATANDICA – PROVÍNCIA DE MANICA

No âmbito de programa de boa governação

16 de Agosto de 2010


Foi assinado um acordo de financiamento, entre o Mecanismo de Apoio a Sociedade Civil (MASC) e Rádio Comunitária Catandica ( RCC) no dia 10 de Agosto de 2010 para aplicação do projecto de boa governação na área de prestação de contas.

O referido valor será desembolsado em quatro prestações e as actividades vão iniciar no próximo mês de Setembro do ano corrente e terão a duração de 12 meses.

Na ocasião, o Coordenador da Rádio Catandica, John Chekwa, mostrou satisfeito pela aprovação do projecto e sublinhou que não esperava visto que a rádio se localiza numa zona rural e longínqua da cidade capital do pais mas ficou seguro que o MASC esta presente em todo território nacional. John Chekwa espera que este projecto vai garantir a melhor prestação de serviços nos sectores públicos e privados ao cidadão para o desenvolvimento do distrito, província e pais.


O RCC recebeu manuais de boa governação pelo o representante do MASC, Phillip Machon na visita as instalações desta estação emissora

O Representante do MASC, Fillip Machon, ficou satisfeito com o nível de colaboração entre a RCC e o Conselho Municipal Local e apela que o exemplo seja a dotado em outros distritos e províncias.

Recorde-se que no inicio do ano, 2010 a rádio paralisou com as suas actividades devido a falta de fundo para funcionamento dai que Eusébio Lambo Gondiwa apoiou a rádio com 25 mil meticais pessoal e decidiu que o Conselho municipal de Catandica deve apoiar com 500 meticais mensalmente como taxa fixa para sustentabilidade desta estacão emissora.
Para alem do Conselho Municipal o governo do distrito de Báruè paga factura de consumo de corrente eléctrica da RCC mensalmente por um lado e por outro a oferta das próprias instalações onde funciona a rádio.
Em suma, face a essas iniciativas o MASC está satisfeito pelo envolvimento destes governos e da própria comunidade para a vida da rádio.
Finalmente, o MASC apela a rádio para abertura duma nova conta bancária para boa gestão destes fundos.

Director do SDAE em Báruè processa Jornalista da Rádio Comunitária de Catandica

30 DE AGOSTO 2010


Trata-se Zacarias Muzaja, Director do Serviço Distrital das Actividades Económicas em Báruè, que está a mover um processo crime contra o jornalista John Chekwa da Rádio Comunitária Catandica e os membros da União dos Camponeses de Báruè, na província de Manica por alegada difamação e calúnia. Zacarias Muzaja, decidiu processar John Chekwa e o grupo dos camponeses daquele distrito depois de ter sido divulgado no jornal da rádio local edição de 4 de Agosto 2010, que os bens da união dos camponeses de Báruè, haviam sido penhorados a ele pelo o ex -director da organização, Armando Júlio Sarmento. John Chekwa Delegado da Rádio Comunitária Catandica, diz ter sido surpreendido com a notificação da Policia de Investigação Criminal (PIC) de Báruè para prestar declarações no dia 24 de Agosto de 2010 sobre esta notícia. John Chekwa disse à PIC que são ameaças, intimidação e violação da Lei da Imprensa, também conhecida como Lei nº 18/91. Chekwa acrescentou à PIC que o papel do órgão de comunicação social é recolher, tratar e divulgar informação de interesse público para o benefício da comunidade. Por seu turno, Abílio Tungadza membro da associação também solicitado pela PIC disse que são ameaças para os camponeses e para rádio o que o director do SDAE esta a fazer, e estes é que deviam processar criminalmente a Zacarias Muzaja porque ele é que tem o carro da associação ilegalmente. Os ouvintes da Rádio Comunitária de Catandica, mostraram-se solidários a esta e aos camponeses e lamentam o facto do governo distrital não se pronunciar a respeito, o que torna mais complicada a vida das pessoas envolvidas no caso.(x)Afinal o que dizia a notícia?Edição da RCC do dia 04 de Agosto 2010 O director da UDACB, UNIÃO DISTRITAL DE ASSOCIAÇÕES DE CAMPONESES DE BARUE, Armando Júlio Sarmento, penhorou o carro da organização de marca Toyota Hilux com chapa de matricula MAA 11-65 ao Director de Serviços Distritais de Actividade Económica de Báruè, Zacarias Muzaja afim de amortizar dividas pessoais. Para alem disto, pesa ainda sobre Armando Júlio Sarmento a acusação de venda ilegal de uma motorizada de marca Suzuki da mesma associação ao professor Madeira da escola secundária local, conforme revelou a RCC o antigo presidente da UDACB Jone Catique.Complemento: gravação de CatiqueO actual presidente desta união Bernardo Candico Dinheiro, disse por seu turno que Armando Júlio Sarmento foi contratado pela UDACB na qualidade de Director Executivo e Contabilista e o seu contrato de trabalho terminou no dia 30 de Janeiro de 2009, porém ele continuou a trabalhar clandestinamente por mais 18 meses, alegando estar a procura de parceiros.Complemento: gravação Bernardo Por seu turno o Director de Serviço Distrital de Actividade Económica (SDAE), Zacarias Muzaja, desmente esta acusação de compra do carro em causa e diz não se tratar de venda mas sim de uma parceria entre UDACB e SDAE. Muzaja acrescenta que emprestou dinheiro para ajudar a UDACB.Complemento: gravação Muzaja Numa entrevista a RCC na semana passada, Armando Júlio Sarmento confirmou ter penhorado a viatura a Zacarias Muzaja como cidadão e não como instituição afim de amortizar dividas por si contraídas. Fontes da RCC, indicam que o Director dos Serviços Distritais de Actividade Económica (SDAE), Zacarias Muzaja teria emprestado algum valor a Armando Júlio Sarmento para este adquirir uma viatura. Na mesma entrevista, Sarmento acrescentou que a UDACB esta dever-lhe cerca de 500 mil meticais de salário dos 18 meses. Compra e venda da MotorizadaNum breve contacto telefónico com a RCC, o professor Madeira disse que não estava em altura de responder sobre este caso mas prometeu aproximar a rádio para comentários. Complemento: gravação Finalmente, Zacarias Muzaja, Director dos Serviços Distritais de Actividade Económica (SDAE), promete devolver o carro aos camponeses mesmo na ausência do Amando Júlio Sarmento.Contactado o administrador distrital, Joaquim Zefanias, disse a nossa reportagem que, segundo o director da UDACB, a viatura em causa encontra-se no SDAE como local seguro, a pedido do tal director da UDACB. Joaquim Zefanias prometeu resolver o caso e devolver os bens da associação. Complemento: gravação administrador

District Director of Agriculture in Báruè, Manica in Mozaqmbique moves a criminal process against a Journalist and peasant farmers

30 de AGOSTO 2010

Muzaja Zacharias, District Director of Economic Services and Agricultural Activities in Báruè, is moving a criminal process against the journalist John Chekwa of Community Radio Catandica (RCC 101.2 Mhz) and members of the Union of Farmers (UDACB) in Manica province of Mozambique for alleged defamation and insult. Zacarias Muzaja, decided to sue John Chekwa , station manager of a local community radio and the group of peasants farmers of that district after having been released in the news of the same local radio, news edition of the 4th of August 2010, that the goods of the peasants union of Báruè, incluiding a truck had been sold illegally to him by the former Director of UDACB, farmer’s Union, Armando Julio Sarmento. The station Manager of Catandica Community Radio, John Chekwa, says he was surprised with notification of the Criminal Investigation Police (PIC) of Báruè to testify on the 24th of August 2010 about this news. John Chekwa told the PIC that the director Muzaja is threatening, intimidating and violating the Mozambican Press Act, also known as Law No. 18/91. Chekwa added to the PIC that the role of the media organization is to collect, gather and broadcast information of public interest for the benefit of the community. In turn, Abilio Tungadza member of the union affected also called by the PIC said that these are threats to the farmers and to the radio being done by this director of SDAE. Tungadza added that it is the farmers who should prosecute Zacarias Muzaja because he bought the robed car of the farmers. Here is the news that caused problemsEdition of RCC 101.2 Mhz of the 4th of August 2010 The Director of UDACB, Union of peasant famers in Barue district , Armando Julio Sarmento, had illegally sold the organization's car, Toyota Hilux with registration number MAA 11-65 to the District Director of Economic Services and agricultural Activity in Báruè, Zacarias Muzaja in order to pay off personal debts. Besides this, Armando Julio Sarmento is on charges of illegally selling a Suzuki motorcycle of the same association to a local school teacher, as revealed to the former president of UDACB Jone Catique. Completion: Recording Catique
The current president of this union Bernardo Candido Dinheiro said to the radio that Armando Julio Sarmento was hired by UDACB as Chief Executive and Accounting Officer and his employment contract expired on the 30th January 2009, but he continued to work by force for 18 months, claiming to search for donor partners. Completion: Recording Bernardo In turn, the District director of Economic Services and Agricultural Activity (SDAE), Zacarias Muzaja, denies this charge of buying the car in question and said he did not buy but it is a partnership between UDACB and SDAE. Muzaja added that SDAE has shortage of transport and they askesd UDACB in the person of Armando Julio Sarmento to help them. Completion: Recording Muzaja In an interview with the community radio last week, the former director of UDACB, Armando Julio Sarmento confirmed that he left the car to Zacarias Muzaja as a citizen and not as government institution in order to settle debts incurred by him because UDACB has not yet paid his 18 months salary. In the same interview, Sarmento confirmed that he sold the union’s motor bike to the local teacher because he was suffering without pay for a long time.
In a brief telephone contact by the community radio with the teacher involved of the local school he said that he was not in a position to respond on the case but promised to commend later to the radio about this issue. Completion: RecordingHowever in the interview, Zacarias Muzaja, District Director of SDAE, promises to return the truck to the peasants farmers even in the absence of Armando Julio Sarmento. Completion: Recording MuzajaContacted the District Administrator, Joaquim Zefanias said in our report that he received information from the former director Armando Sarmento that the car in question is not sold but is at SDAE as a safe place, because when he left the uniao there was nobody to leave with this truck. Joaquim Zefanias promised to resolve this case and to return the assets to the farmers union. Completion: recording administrator
FONT: RCC /CAICC

LADROES ARMADOS ATACAM RESIDÊNCIA DOS PAQUISTANESES CAUSANDO PREJUÍZOS EM MAIS DE 500 MIL METICAIS

Por: John Chekwa
31 de Agosto de 2010

Trata-se de 2 ladrões mascarados munidos de 2 armas de tipo pistolas que na noite do ultimo Domingo, 29 de Agosto 2010, pelas 20horas invadiram a residência dos 3 empresários armazenistas de produtos agrícolas no bairro 1° de Maio na Vila de Catandica e apoderaram-se dos bens no valor de quinhentos mil meticais.

Segundo guarda desta residência Bernardino Samson Chingate quando os larápios chegaram, ameaçaram com pistolas apontando na cabeça e exigindo o paradeiro dos patrões e este acompanhou até dentro da casa e de seguida amararam toda família em número de 5 incluindo guarda.

Haquiter Hussein, chefe da família disse a rádio que os ladrões exigiram e apoderaram-se de doze mil meticais, aparelho DVD, 5 celulares, um carro de marca canter de 4 tonelada cor azul com matricula MMR – 10 – 13, para alem de despir e apoderar –se de uma calça causado o prejuízo total calculado em mais de 500 mil meticais.

No outro desenvolvimento estes empresários disseram não estarem satisfeitos com o trabalho da PRM local porque não houve intervenção imediata. Visto que após o incidente reportaram na mesma a noite menos de uma hora e estes só se fizeram presente no local no dia seguinte pelas 10 horas.
Na tentativa de ouvir PRM de Báruè para se pronunciar sobre este caso macabro redundou no fracasso.

Note que estes paquistaneses estão em Moçambique há mais de 10 anos e empregam mais de 200 trabalhadores residentes em Báruè na compra e venda de produtos agrícolas tais como milho, feijão, gergelim entre outros no âmbito de programa de governo Moçambicano na estratégia de combate a pobreza absoluta.

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...