domingo, 7 de abril de 2013

Falta de acesso ao crédito um desafio para as mulheres rurais, Báruè - Manica

Falta de acesso ao crédito um desafio para as mulheres rurais, Báruè - Manica

Por: John Chekwa
 
A cidadã Maria dos Santos que estava na praça dos heróis Moçambicana residente no Bairro Futuro Melhor disse que os fundos de desenvolvimento e créditos através dos bancos comercias são apenas para os funcionários públicos.

Contactada pela nossa reportagem a gerente do Banco BIM em Catandica, Maria António Luís da Silva confirmou que apenas as mulheres funcionarias públicas os que têm acesso ao crédito através do seu banco. Maria António Luís da Silva disse ainda que o banco tem problemas de reembolsos das dividas com os homens do que as mulheres.

O Edil de Catandica em Báruè na província de Catandica avalia positivamente o desempenho da mulher autárquica no processo de combate a pobreza urbana. Eusébio Lambo Gondiwa acrescentou que as mulheres de Catandica participam massivamente nas actividades sócio económicas mas há grande desafio de não ter acesso aos recursos financeiros visto que o fundo de desenvolvimento vulgo 7 milhões ainda não abrangeu o município de Catandica. Gondiwa fez este pronunciamento por ocasião do dia 7 de Abril, dia da mulher moçambicana.

Algumas mulheres da praça dizem a nossa reportagem que o poder de decisão no distrito de Báruè tem limitações porque as mulheres com vozes vivas são apercebidas como membros dos partidos da oposição e as mesmas têm menos portas abertas para cargos da chefia e acesso aos recursos básicos.

O representante do partido FRELIMO em Báruè, Júlio Luciano disse que qualquer mulher ou cidadão pode concorrer para qualquer posição significante. Luciano, acrescentou que não é tarefa do partido no poder seleccionar os candidatos para cargos significantes mas sim é a tarefas do povo.

Também, o presidente do Município de Catandica Eusébio Gondiwa, manifestou que é muito visível a partir da província de Manica que muitas mulheres possuem cargos da chefia e têm poder de decisão na comunidade. Por seu turno o Director do Serviço de Educação e Tecnologia em Báruè, António Tome disse que nas escolas primárias do distrito de Báruè são as raparigas que estudam mais do que rapazes. Tome, disse ainda em Báruè, sessenta (60) porcentos dos funcionários da educação são mulheres.

E de salientar que as mulheres do distrito de Báruè celebraram o dia 7 de Abrir com muita alegria através de danças culturais, jogo de futebol onze e apresentação de teatro que tinha como mensagem forte de convidar todas mulheres a estudar mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...