sexta-feira, 12 de abril de 2013

Roubo de gado bovino preocupa residentes de Mpataguenha – Báruè em Manica


Por: John Chekwa

Segundo o chefe do Tribunal Comunitário de Mpataguenha, Rodrigues Gimo, anualmente, existem casos de roubo na sua zona e por sua vez o tribunal encaminha estes casos para a localidade de Nhassacara. Rodrigues Gimo avançou que os ladroes destes animais são filhos daquela zona.

O Chefe da Localidade de Nhassacara no Posto administrativo de Nhampassa do Distrito de Báruè – Alberto Sucueia Gudo confirmou destes casos de roubo de Gado bovino na zona de Mpataguenha. O nosso interlocutor disse a nossa reportagem que neste ano já foi registado 3 casos de roubo e na semana passada deste mês (Abril) houve roubo de 12 cabeças de gado em Mpataguenha no povoado de Gaerezi . Felizmente, com a colaboração da população local o ladrão foi neutralizado e encaminhado a Policia da República de Moçambique no Distrito.

Segundo Alberto Sucueia Gudo, como estratégia, o Governo de Báruè  está tentar a fazer  grandes esforços de mobilizar e manter contactos directos  com a população para reduzir estes casos. “Em todas zonas da Localidade a população está informada para não comprar ou vender as cabeças de gado bovino sem nenhum documento oficial,” pronunciou.

Neste caso os ladrões levam os animais para vender no Zimbabwe e os do Zimbabwe fazem a mesma. Perguntado para comentar sobre este comportamento dos jovens – filhos da zona , Sucueia Gudo respondeu que são  pessoas de má  fé que não  gostam de   trabalhar nem criar as suas iniciativas de rendimentos.

Note que a localidade de Nhassacara conta com mais de 2 mil cabeças de gado bovino e a maior parte dos residentes vive através de agricultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...