quinta-feira, 18 de abril de 2013

Delegação da Saúde – MISAU reforça actividades em Manica


 
Por: John Chekwa

Uma delegação do ministério da Saúde (MISAU) faz uma vista de acompanhamento na província de Manica para monitorar as actividades de saúde nesta região centro do país.
Segundo o representante deste grupo Francisco Mandlhate – Oficial de Comunicação, objectivo da visita está no âmbito de desenvolvimento comunitário e para acompanhar o processo das actividades de comités de co-gestão de saúde que tem como papel de inteirar os problemas que afecta o andamento de serviços de saúde publica.

A Delegação visitou a partir desta Terça feira a comunidade do Posto Administrativo de Machipanda, Localidade de Munene, Bairro primeiro de Maio e Bairro 25 de Junho no Distrito de Manica. Segundo Francisco Mandlate a delegação foi recebida com demonstração de peças teatrais sobre ambiente de meio e palestras de mensagens chaves contra diversas doenças tais como malária. Mandlate acrescentou que o balanço da sua visita é positivo visto que a comunidade está informada e envolvida no combate das doenças. Ainda nesta quarta feira a mesma delegação visitou a Rádio Comunitária Catandica para apreciar os programas de saúde produzidos e divulgados naquela estacão comunitária do distrito de Báruè.

Mandlate disse ainda que a criação de comités de co-gestão e comité de gestão de saúde é um novo modelo para envolver a apropriar comunidade na monitoria de prestação de serviços de saúde aos utentes. A delegação deixou como apelo para Rádio Catandica continuarem produzir muitos programas educativos com mensagem chave para o bem estar das comunidades.
E de salientar que a delegação estava acompanhada pelos membros de saúde provincial e distrital.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...