terça-feira, 30 de abril de 2013

Falta de transparência no processo eleitoral leva a renúncia da candidatura das organizações femininas


Por: JOHN CHEKWA

 A representante das organizações femininas em Moçambique e activista dos direitos humano há mais de 20 anos também directora executiva do Fórum Nacional das Rádios Comunitárias, Benilde Nhalivilo renunciou a sua candidatura a membro da Comissão Nacional de Eleições (CNE) devido a falta de transparência e profissionalismo no processo.

“Exmos. Senhores, dado aos últimos acontecimentos que se traduzem numa falta de transparência ao processo de candidaturas a membros da CNE por parte da Sociedade Civil, eu, Benilde Nhalivilo, decidi renunciar ao processo de candidatura a membro deste órgão,” Escreveu.

Tudo isto acontece na altura em que o presidente da CNE Leopoldo da Costa está sendo envolvido em polémica sobre a sua recandidatura à CNE.

Por seu turno, Forum Mulher uma rede de organização que trabalha em prol dos direitos Humanos das Mulheres e igualdade de género em Moçambique concordou com a renuncia de Benilde Nhalivilo e exige que medidas sejam tomadas para repor a transparência e democracia nos processos eleitorais rumo a paz e estabilidade politica no país.

Os comentaristas entrevistados pela Rádio Catandica louvam a iniciativa de Benilde que é uma mulher honesta que está pronta para servir o país numa linha justa e transparente.

Note que já foi enviada uma carta de renúncia de candidatura a membro do CNE para a Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e Legalidade da Assembleia da República.
Os membros das Rádios Comunitárias – Gwevhane e Catandica louvam a iniciativa da Activista Corajosa.

“Benilde você é uma grande mulher; daquelas que fazem falta na nossa Sociedade Civil. Força!” Escreveu Olívio Catela, Director Executivo da Associação Gwevhane

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...