sábado, 13 de abril de 2013

Detenção do Director do Jornal@Verdade é uma intimidação muito grande


  
Por: John Chekwa

Segundo Adérito Caldeira, Director Geral  Adjunto do Jornal@Verdade tudo isto é uma perseguição e  tentativa de silenciar jornalistas.  Adérito Caldeira acrescenta que, para o Erik Charas  é uma coisa normal, ainda na semana passada teve outro problema  semelhante com a polícia provocando tiros contra o cidadão Erik  Charas.

Para o Adérito Caldeira  a polícia deve fazer o seu trabalho mas não deve fazer abuso de poder. Se alguém viola o código da estrada a polícia deve passar multa do que ameaçar os cidadãos com almas e detenções ilegais.

Nesta sexta-feira (12) Erik Charas foi parado nas vias da cidade Muputo quando ia passar onde a polícia estava fazer o seu trabalho. O assistente / activista da Polícia do Transito pediu lhe para se identificar. Por seu turno, o cidadão Erik pediu também o mesmo para se identificar primeiro, dai houve troca de palavras resultando nesta detenção. Ele ( Erik) estava sozinho e foi graças do cidadão repórter que informou a direcção do Jornal@Verdade.

Adérito valoriza bastante o papel do cidadão repórter e apela os membros das Organizações da Sociedade Civil para sempre estarem unidos e criar um sistema de troca de informações para evitar violações dos direitos humanos.

“Ainda me lembro da instrução do homem da PIC quando me mandava entrar para o primeiro carro dizendo que vamos leva-lo para ir ser "moído". Vamos levar e se necessário vai lhe moer. Na altura eu (e o Adérito que também estava presente) acho que pensamos na mesma coisa, referente a carne” escreveu o Erik Charas no Facebook

foto: cidadão reporter
 
Neste momento o cidadão Erik Charas está em Liberdade. Mas há uma questão: Será que o problema de mau estacionamento  do carro ou de documento em falta na estrada publica leva agente para a PIC? Também agente questiona, aconteceu com Erik Charas. Que tal se acontecesse com o cidadão que vivem em Báruè – Manica que dista cerca de 1300km da cidade Maputo e onde não tem advogados?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...