sábado, 15 de junho de 2013

Desentendimentos produzem divisões internas no Partido FRELIMO em Báruè – Manica

Por: John Chekwa

Os militantes do partido FRELIMO condenam falta da unidade, comunicação, transparência e valorização dos líderes Comunitários entre outros quadros na tomada de decisão por parte do Secretariado do Comité Distrital em Báruè, província e Manica, região central do país.

As preocupações dos militantes foram divulgadas no encontro promovido neste último Sábado (15) pelo Comité Provincial do Partido FRELIMO chefiado pelo Estêvão Rupela. Estavam presentes neste encontro mais de 100 membros deste partido no salão polivalente na Vila de Catandica.

Estas preocupações devem – se entre outras dúvidas: não valorização de realizações ou trabalhos feitos pelo Conselho Municipal neste mandato pelos alguns dirigentes do Partido com objectivo de mandar cair o actual presidente nas eleições autárquica para este ano.

Segundo a chefe da localidade urbano número dois, Lúcia Conforme as portas do partido FRELIMO no distrito de Báruè não estão abertas e a estrutura local não está ser valorizada na tomada de decisão sobre tudo os líderes comunitários. Lúcia Conforme, acrescentou que recentemente foi realizada as eleições internas para selecção dos pre-candidatos presidenciais desta autarquia e o processo não foi justo e transparente.

O líder Comunitário do Bairro 7 de Abril em Catandica, Joãa Melo, confirmou estes factos dizendo que há problemas sérios no Comité Distrital do partido FRELIMO em Báruè e pediu o representante da brigada provincial para resolver estes problemas.
Também o líder Comunitário do Bairro Samora Machel – Catawala, concordou com o líder Melo.  

Elisa Nhacabegui disse neste encontro que há membros deste partido que estão contra o desenvolvimento no Município de Catandica.

Por seu turno o primeiro Secretario do Partido FRELIMO em Báruè, Júlio Luciano nega que o secretariado não valoriza os militantes.
“ As portas estão sempre abertas é por isso sempre o partido vence nas eleições neste distrito” disse Luciano.

Luciano acrescentou que os militantes devem sempre estar unidos e ter espírito de trabalho.

A Brigada provincial apresentou os guiões sobre o processo de eleições internas. Este documento foi louvado pelos militantes dizendo que estava dar a falta. A brigada provincial disse ainda que as eleições internas iniciarão no dia 3 de Agosto de 2013. Também apelou os militantes para não lutarem entre eles mas sim continuarem com os trabalhos de desenvolvimento e  responder as necessidades dos cidadão no distrito.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...