quinta-feira, 13 de junho de 2013

População de Manica defende a revisão constitucional que traga o desenvolvimento no país

A população dos distritos de Báruè, Tambara, Guro e  Macossa contribuíram nesta quinta-feira (13), na Vila sede do distrito de Báruè, província de Manica as suas opiniões no debate publico do ante - projecto de revisão da constituição da republica.
Os participantes defendem quase todos os treze aspectos centrais apresentados nesta revisão pela comissão da  constituição da república que contou  com a presença de   dois deputados da Assembleia  e quatro técnicos.

 Maria da Gloria uma das participantes reforçou o aspecto de promoção da cultura de trabalho e de empreendedorismo dizendo que é a base de desenvolvimento socioeconómico do país. Segundo Maria da Gloria o empreendedorismo deve ser implementado a partir das escolas para beneficiarem os estudantes.
Outros participantes contribuíram no aspecto sobre período das eleições que não devem ter lugar no tempo das chuvas ou melhor no verão para permitir a participação de todos.

Em relação do aspecto de melhoramento e clarificação das competências da Assembleia da Republica, os participantes criticaram o comportamento de alguns deputados da assembleia da república. Esta critica, baseou no âmbito de fraca participação, consultas e falta de contactos com os povos para ouvir as suas necessidades.

Outros aspectos
Os participantes levantaram outros aspectos para enquadrar neste documento importante do país. Beatriz Geremias José, aluna da Escola Secundaria Armando Emílio Guebuza, apresentou que devem ser enquadrado uma lei seria contra o tráfico de drogas, de pessoas e de órgãos humanos.

Bica Lucas, também aluno da Escola Secundaria Armando Emílio Guebuza, disse que deve haver uma lei anti-álcool para protecção de sua saúde de menores e adolescentes.

E de salientar que neste debate participaram membros da sociedade civil, os partidos políticos: Frelimo e MDM, os religiosos, membros da Assembleia Municipal, Assembleia Provincial, membros do Governo distritais, empresários locais, magistrados tribunais e do ministério público, alunos e professores.  O Professor José Chichava, ex Ministro da Administração Estatal, deputado da Assembleia da Republica foi o orador deste debate.


Na abertura deste debate a governadora da Província de Manica, Ana Comuana apelou a todos os presentes para tirarem proveito e contribuírem neste exercício de democracia. Para Ana Comuana a constituição da Republica é um documento mãe que tem grande impacto positivo na vida dos moçambicanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...