sábado, 8 de junho de 2013

Eleitores abandonam o processo de recenseamento em Báruè – provincia de Manica

Por: John Chekwa
Os eleitores residentes da localidade urbana numero dois da Vila de Catandica, distrito de Báruè na província de Manica, estão abandonar o processo de recenseamento devido a má qualidade de impressão dos cartões eleitoral. Segundo a chefe daquela localidade, Lúcia Conforme  os eleitores nesta localidade preferem ficar com os cartões antigos porque os novos estão falsificar as suas caras.

Contactada a supervisora do posto eleitor da EPC Ntsuanda - Gizela José Razão confirma este problema e justificou que 
é devido a iluminação solar via janela da sala de recenseamento eleitoral.

Ainda neste processo eleitoral a chefe da localidade critica o trabalho de agentes de educação cívica eleitoral que  o seu atendimento não está próximo do cidadãos comum. Lúcia Conforme disse ainda que os mesmos estão apenas distribuírem panfletos aos munícipes sem nenhuma explicação, visto que não são todos os munícipes que sabem ler e escrever.

A chefe da Localidade apela os agentes de educação cívica eleitoral para aproximarem os sítios públicos com maior concentração tais como nas bombas de abastecimento de água, hospitais, mercado formal, nas ruas, escolas entre outros para dar palestras e mobilizar os munícipes para participarem neste processo de recenseamento antes do dia 23 de Julho de 2013.

Simão Xavier Maduco director do STAE em Báruè desmente que   há má qualidade de impressão de cartões e disse que as  fotos estão sair muito bem com qualidade  neste posto eleitoral de Ntsuanda. Maduco disse também que não há morosidade em todos postos de recenseamento eleitoral da autarquia visto que por dia estão atender mais de 300 eleitores acima de meta prevista que é 250 eleitores por dia.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...