Báruè regista mais de 1600 eleitores
Por: John Chekwa
O distrito de Báruè na província de Manica, registou desde o dia 25 de Maio de 2013 um total de 1658 eleitores. De acordo com o director do Secretariado Tecnico da Administração Eleitoral (STAE) em Báruè, Simão Xavier Maduco a meta da Autarquia é de 11 349 eleitores que corresponde a 14,5%.
Tecnicamente, os trabalhos de recenseamento eleitoral estavam paralisados há dois dias atrás devido a não funcionamento das impressoras e a falta de tinteiros. Também o distrito de Báruè ainda não recebeu equipamentos informáticos para todos postos administrativos. Dos 41 postos de recenseamento no distrito apenas 4 postos municipal que estão em funcionamento.
Numa visita de trabalho a nossa reportagem viu na tarde desta Terça-feira (4) o movimento saudável no registo de recenseamento naqueles 4 postos da autarquia.
No posto de Recenseamento EPC 1 de Junho a nossa equipa de reportagem ouviu as declarações da cidadã Maria Saize, moradora do Bairro Mugabe que acabava de ser registada dizendo que já tem o seu direito de votar neste país. Maria Saize disse ainda que o processo de recenseamento naquele posto estava levar apenas 10 a 15 minutos para inscrever cada eleitor na fila respectivamente.
O cidadão Noia Victorino disse a nossa equipa de reportagem que chegou no Posto de Recenseamento EPC 1 de Junho pela 8 horas e levou mais de 4 horas de tempo devido uma fila longa.
Segundo o Director do STAE em Báruè, Simão Xavier Maduco por dia os 4 postos de Recenseamento eleitoral estão registar 250 eleitores em média contra 190 em previsto por dia neste Município da Vila de Catandica.
Sem comentários:
Enviar um comentário